EDIÇÃO
31
15 DE JANEIRO DE 2013
Notícias
Mudanças no Padrão TISS deverão ser adequadas até novembro de 2013

O padrão obrigatório para a Troca de Informações na Saúde Suplementar – Padrão TISS – passará a ter novas regras a partir de dezembro deste ano. As mudanças foram anunciadas em outubro de 2012 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa nº 305.

A finalidade do Padrão TISS é abranger as trocas de dados de atenção à saúde entre as operadoras, prestadores, contratantes dos planos, beneficiários e ANS. De acordo com a Resolução, umas das exigências é que as trocas passem a ser feitas eletronicamente. Com isso, as guias de papel deixarão de ser utilizadas no processo.

Com as novas regras, também passará a ser obrigatório às operadoras de planos de saúde fornecer à Agência os dados do atendimento ao beneficiário feito em sua rede de prestadores. Ainda, a Terminologia Unificada em Saúde Suplementar (TUSS) traz a inclusão de códigos para materiais, medicamentos, diárias e taxas.

De acordo com o diretor de Provimento de Saúde da Unimed-BH, Dr. Luiz Otávio Andrade, a nova versão da TISS é reconhecida pela Cooperativa como uma oportunidade de aprimorar processos junto à rede. “Entre os benefícios, conseguiremos otimizar recursos e adequar custos. Os prestadores também ganharão com a padronização, passando a usar códigos comuns a todas as operadoras”, afirma.

Adequação em parceria. A Unimed-BH já estruturou uma equipe de trabalho para conduzir o projeto de adequação ao novo Padrão TISS em parceria com a sua rede assistencial. Segundo a gestora de Operações da Cooperativa, Silvania Elizabeth Vieira, cada regra será adaptada com total apoio da Unimed-BH.

“Vamos manter os prestadores informados sobre cada etapa do cronograma de ações que serão conduzidas pela nossa equipe. Para o sucesso desse trabalho, contamos como envolvimento de cada serviço da rede para chegarmos em novembro com as adaptações 100% concluídas”, afirma.

Outras notícias

Informativos