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16 DE OUTUBRO DE 2012
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Novo prazo para enviar o faturamento entra em vigor em outubro

A partir da competência de outubro, entra em vigor o novo prazo de faturamento para toda a rede credenciada: o envio das contas agora deve ser feito até o último dia do mês, que caracteriza o fim da competência.

Isso significa que a produção de outubro deverá ser enviada até o dia 31/10. Assim, as contas entregues a partir de 1º/11/2012 serão consideradas faturamento da competência novembro/2012.

O novo prazo atende a Resolução Normativa nº 227 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de 19 de Agosto de 2010. O objetivo da norma é aprimorar os registros contábeis das operadoras.

Envio diário das contas

A Unimed-BH incentiva os prestadores a fazer o envio diário das contas, para que possam atender ao novo prazo, além de evitar o acúmulo de faturamento no final do mês e possível lentidão no sistema no Unioffice, como aconteceu nos últimos dias de agosto e setembro.

A Cooperativa recorda que é disponibilizada aos serviços credenciados a ferramenta de Gerenciamento de Arquivos/Contas Enviadas no site exclusivo dos prestadores. Ao utilizá-la, é possível corrigir o faturamento das contas dentro da competência e a consequente redução de glosas.

A gestora de Relacionamento com Serviços de Saúde, Izabel Cristina Alves Mendonça, incentiva a rede a utilizar a ferramenta. “O prestador pode ter controle dos seus erros de faturamento e ganha agilidade para corrigi-los ainda dentro da competência. É mais um motivo para que as contas sejam enviadas diariamente, aumentando o tempo para correções necessárias”, afirma.

Como utilizar a ferramenta Gerenciamento de Arquivos/Contas Enviadas

Para fazer a correção de arquivos/contas, basta acessar o site www.unimedbh.com.br/prestadores e, em seguida, entrar no Unioffice.

Após o envio do arquivo, será possível consultá-lo por meio da opção “Gerenciamento de Arquivos/Contas Enviadas” para identificar se existe alguma conta glosada (total ou parcialmente) ou se a mesma foi enviada de forma incompleta.

Caso identifique necessidade de correção, entre no campo de exclusão do(s) pedido(s) ou do(s) arquivo(s) e, após confirmação on-line, corrija e reenvie o faturamento.

Além de permitir o gerenciamento on-line de todos os arquivos/contas enviados pelo Unioffice antes da geração do Relatório de Contas Não Pagas (relatório de glosa), o prestador poderá ordená-los de acordo com a sua necessidade (tipo de nota, valor, data, tipo de glosa).

Caso não solicite a exclusão em tempo hábil, conforme calendário e processamento interno, o prestador não terá a oportunidade de recebê-la na mesma competência e deverá reenviá-la via processo de SRPM (Solicitação de Revisão de Produção Médica) no próximo processamento.

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