EDIÇÃO
28
16 DE OUTUBRO DE 2012
Notícias
Atenção Pré-Hospitalar da Unimed-BH propõe parceria com a rede

Em casos de urgência e emergência, quando é preciso socorro e remoção imediata, o cliente Unimed-BH conta com a Atenção Pré-Hospitalar (APH). O serviço funciona 24 horas, sete dias por semana, e pode ser acionado por meio de ligação gratuita para o Unidisk – 08000 30 30 03.

O trabalho da equipe da APH sempre é composto por três etapas: recebimento do chamado e deslocamento até o local onde o cliente se encontra; atendimento e estabilização do paciente, incluindo primeiros medicamentos, quando necessário; encerrando com a identificação de um serviço credenciado para onde possa ser encaminhado, quando necessário.

É nessa terceira etapa que a equipe da Atenção Pré-Hospitalar conta com a parceria dos prestadores hospitalares para oferecer o atendimento mais rápido e eficiente ao cliente. Para isso, a Unimed-BH realiza um trabalho constante com as diretorias dos hospitais visando à oferta de vagas em pronto-atendimento e leitos de retaguarda, podendo ser internação, unidade coronariana, CTI,  entre outros. Hoje, quase 60% dos pacientes atendidos pela APH são encaminhados para a rede própria da Unimed-BH – Unidade Contagem e Hospital Unimed.

De acordo com o novo coordenador da APH, o médico Jerson Soares Antunes Júnior, à frente do serviço há um mês, os clientes atendidos pelo pré-hospitalar e que precisam da retaguarda do atendimento hospitalar, habitualmente chegam em condição clínica melhor, já estabilizados, situação que não ocorre quando acontece a busca direta do hospital pelo cliente. “O próximo passo é garantir que o caso seja conduzido por um médico no ambiente hospitalar e vale ressaltar que a maioria dos pacientes não precisará de internação”, explica Jerson Soares.

“Quanto maior o tempo de espera por uma vaga para atendimento em PA, maior chance de agravamento dos casos e de conflitos de relacionamento entre a equipe de saúde e o cliente/familiares, tornando o que poderia ser um caso de sucesso, em uma situação de estresse no relacionamento médico/paciente”, completa.

Saiba mais sobre a estrutura da Atenção Pré-Hospitalar

Ao ligar para 08000 30 30 03, o cliente é atendido por uma equipe especialmente treinada para oferecer desde uma orientação (experiências em todo o mundo mostram que esse ato pode ser muito eficaz diante de situações de socorro) até como proceder enquanto é enviado atendimento por ambulância e o paciente aguarda.

A Atenção Pré-Hospitalar conta com ambulâncias próprias, de suporte básico e também de suporte avançado à vida (com estrutura de UTI móvel). As ambulâncias possuem rastreamento via GPS, o que permite que a Central de Regulação da Unimed-BH possa acompanhar os veículos em tempo real e indicar a melhor rota para as equipes que prestam socorro.

O atendimento é realizado em um raio de até 60 km do centro de Belo Horizonte, abrangendo, além da capital, alguns municípios da região metropolitana, como Contagem, Ibirité, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia e Nova Lima.

Outras notícias

Informativos