EDIÇÃO
025
16 DE JULHO DE 2012
Notícias
Unimed-BH investe no restauro do Teatro Francisco Nunes

A Unimed-BH anunciou, no dia 27 de junho, parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para restauro e modernização do Teatro Francisco Nunes, importante espaço cultural da capital mineira. O investimento constitui a contrapartida legal exigida da Unimed-BH no processo de licenciamento ambiental das novas unidades assistenciais, em fase de projeto e construção.

A parceria foi selada no âmbito do Programa Adote um Bem Cultural, criado pela Prefeitura para incentivar a colaboração entre o poder público e a iniciativa privada na restauração, conservação e promoção dos bens culturais sob proteção municipal.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, anunciou a importância desse esforço para devolver à capital mais um de seus patrimônios e espaço cultural de grande relevância. “Hoje a Unimed-BH reafirma e aprofunda o seu compromisso social com Belo Horizonte e com os belo-horizontinos. Este projeto permitirá não apenas a reabertura do teatro, mas também resgatará a sua importância histórica”, afirmou.

Contrapartida. “Assim como a revitalização do Francisco Nunes era uma das reivindicações do segmento cultural, a ampliação da rede de atenção à saúde é uma prioridade inadiável para a população de Belo Horizonte”, compara Helton Freitas. “A Unimed-BH é, atualmente, a única operadora de saúde da cidade com um projeto consistente para a expansão da rede assistencial, projetando 370 novos consultórios e 550 leitos hospitalares próprios nos próximos anos”, completa.

Três unidades já estão em obras: o Centro de Promoção da Saúde Vetor Norte, com previsão de abertura no início de 2013; a Central de Consultórios Médicos e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde, no bairro Funcionários, além do Centro de Promoção da Saúde na avenida Churchill, em Santa Efigênia. Em fase de projeto, estão a ampliação do Hospital Unimed, na região hospitalar da capital, e a construção do Hospital Geral e Centro de Promoção da Saúde, no Barreiro.

Conheça a nova estrutura do Teatro Francisco Nunes

O teatro receberá novas cadeiras e sistema de ar-condicionado. Serão reformados a caixa cênica, os sistemas de som e iluminação, a sala de aquecimento para artistas e camarins, bilheteria, banheiros, lanchonete e cozinha. O foyer ganhará pé-direito duplo, com uma única entrada central e um espaço para exposições. O jardim lateral também será revitalizado, além de serem abertas salas para administração.

A iniciativa está em fase de projeto executivo. A previsão é de que as obras tenham início em setembro e o espaço seja reinaugurado até fevereiro de 2014.

Compromisso

A preservação de espaços e bens culturais de referência para os belo-horizontinos é uma das linhas de atuação do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Por meio do Instituto Unimed-BH, a Cooperativa investe na recuperação de locais que contribuam para a vida saudável e o acesso à cultura.

Em 2010, a Praça Floriano Peixoto foi devolvida à cidade restaurada e revitalizada. No ano seguinte, a Cooperativa construiu e equipou a Praça da Saúde, no bairro Grajaú, região Oeste. Já neste ano, firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais para a restauração do Presépio do Pipiripau e modernização do seu espaço de visitação.

Outras notícias

Informativos