EDIÇÃO
06
15 DE DEZEMBRO DE 2010
Notícias
Cooperativa apresenta análise de desempenho dos hospitais da rede credenciada

Um dos destaques do II Encontro de Prestadores foi a apresentação da análise de desempenho dos hospitais da rede da Unimed-BH, que teve como base um amplo estudo feito a partir da metodologia DRG – Diagnosis Related Groups.

O programa, que teve início em 2008, é o maior estudo DRG em rede hospitalar privada do hemisfério Sul e faz parte do trabalho da Unimed-BH de apoio à qualificação da sua rede prestadora. O DRG permite avaliar o desempenho dos hospitais, apontando as fragilidades e potencialidades de cada instituição. “De uma edição para outra, amadurecemos muito o nível das discussões. Hoje, os hospitais já têm a percepção de que é possível aplicar a metodologia e de que ela traz inúmeros benefícios”, comemora Mônica Monteiro de Castro, superintendente de Provimento de Saúde da Unimed-BH.

A iniciativa foi bem recebida pelos prestadores. “Acredito que o DRG trará uma contribuição importante a partir do momento que trabalharmos com os indicadores apontados no estudo. É uma ferramenta muito útil para o hospital, que certamente irá nos auxiliar bastante”, afirmou Irmã Sandra Zanotto, vice-diretora do Hospital Madre Teresa.

Com a metodologia, é possível criar mecanismos de remuneração diferenciada. “Estamos compreendendo as peculiaridades de cada prestador, o que nos possibilitará, no futuro, criar índices positivos de desempenho e remunerar o prestador pela sua boa performance”, acrescenta Mônica.

A apresentação dos resultados do DRG foi feita por Marcelo Neubauer, médico infectologista e diretor de projetos do Grupo Mensor. De origem espanhola, a empresa é a responsável pelo estudo promovido pela Unimed-BH. Neubauer apontou que esta segunda edição do estudo mostra o bom nível de qualificação da rede de hospitais de Belo Horizonte e região. No entanto, destacou alguns pontos que merecem atenção. Segundo o consultor, se os hospitais da rede da Cooperativa elevassem seus resultados ineficientes à média do grupo, a permanência média de internação reduziria 19%, abrindo vagas para novas internações nos hospitais próprios e credenciados da Unimed-BH.

Após a apresentação, o diretor de Provimento de Saúde da Unimed-BH, Luiz Otávio Andrade, destacou a qualidade dos hospitais e a melhoria registrada nos últimos anos, mas lembrou que muito pode ser aprimorado. “Ainda há muito desperdício e é preciso canalizar esses recursos para que retornem aos hospitais a partir de uma lógica de melhoria contínua”, reforçou.

Neste momento, a Unimed-BH está entregando, a cada hospital, o detalhamento dos seus resultados, para que possam utilizá-los da melhor maneira possível.

Veja a opinião de quem participou do estudo DRG

“A Acreditação do Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH (HDMU) é reflexo do trabalho realizado no dia a dia do nosso hospital. Acredito que essa ferramenta nos possibilitará realizar trabalhos com menos riscos e mais resultados positivos”. Paulo Tarcísio Pinheiro da Silva, diretor-técnico do HDMU

“Temos a segurança e a certeza de que a implementação do sistema de qualidade está revolucionando a forma de atuação dos prestadores de serviço de saúde. Esta iniciativa da Unimed-BH é pioneira em Belo Horizonte e traz ganhos para todos os envolvidos, especialmente para o cliente e para a classe médica, possibilitando que os hospitais possam ter condições financeiras que permitam a melhoria da sua estrutura física e, principalmente, humana”. José Guerra Lages, diretor-financeiro do Hospital Infantil São Camilo.

“Mais uma vez, a Unimed-BH confirma sua capacidade de gestão, demonstrando para a rede prestadora o que cada hospital pode melhorar em indicadores. Muitas vezes, eles não são tão bem identificados como os que aqui foram apresentados”. Francisco de Assis Figueiredo, superintendente geral do Hospital da Baleia.

“A Unimed-BH é uma incentivadora para a melhoria continua da gestão dos hospitais e de seu corpo clínico”. Marcos Vete, administrador do Biocor.

Para mais informações, entre em contato com seu analista de relacionamento

TAGS: ,

Outras notícias

Informativos