EDIÇÃO
005
16 DE NOVEMBRO DE 2010
Notícias
Hospital Vera Cruz implanta programa inédito voltado para urgências neurológicas

A Unimed-BH acaba de implantar, em parceria com o Hospital Vera Cruz, mais uma iniciativa do Programa de Qualificação, agora focado no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral em pronto-atendimento. O novo serviço já colhe frutos e tem garantido melhor eficiência no acolhimento e na atenção aos pacientes. Confira a entrevista com o coordenador da Neurologia e do projeto no Hospital Vera Cruz, Gustavo Daher.

1. No que consiste esse novo programa?

Há, em todo o País, uma grande carência no atendimento neurológico de emergência. Isto dificulta o enfrentamento de patologias que dependem da rápida avaliação do neurologista para uma boa evolução do caso, como é o caso do AVC agudo e da meningite, por exemplo.

A Unimed Belo Horizonte, em parceria com o Hospital Vera Cruz, tornou possível a estruturação de um Centro de Neuroemergencismo. Lá, uma equipe de neurologistas está capacitada para atendimento de urgências e emergências neurológicas. Além disso, trabalhamos no treinamento e na capacitação de todos os funcionários dos setores do pronto-socorro e também dos que estão ligados a ele. Seguimos um protocolo bem definido para as diversas síndromes neurológicas e oferecemos suporte de propedêutica avançada e terapêutica para rápido diagnóstico e tratamento.

Com esse serviço, a Unimed passou a oferecer aos clientes um atendimento rápido e eficiente nas síndromes neurológicas agudas, dando suporte total à Atenção Pré-Hospitalar e tornando possível tratamentos de ponta que não estão disponíveis na maior parte do País.

2. Esse movimento trouxe benefícios para outros setores do hospital?

Sim. Com esse trabalho, passamos a ser referência em alta complexidade neurológica. Agora atendemos cada vez mais casos graves e complexos, dando, a todos os setores do hospital envolvidos na assistência, know-how e expertise diferenciados para a condução do paciente neurológico de alta complexidade.

3. Os médicos e pacientes já perceberam a mudança?

Sim e a principal mudança é no resultado. Não há nada mais gratificante e emocionante do que receber um paciente vítima de AVC isquêmico agudo, com importante comprometimento neurológico, e vê-lo totalmente recuperado após poucas horas. Isto comove tanto a equipe assistencial (médico, enfermeiros e técnicos) quanto o paciente e seus familiares. E proporciona uma gratificação inigualável para quem presta a assistência e um reconhecimento importante de todos com a instituição.

4. O Vera Cruz possui outras iniciativas de parceria com a Unimed-BH?

Além do neuroemergencismo, o Vera Cruz alcançou a acreditação ONA 3 com o apoio da Unimed-BH e faz parte do programa de qualificação do pronto-atendimento. Ele inclui seguir os protocolos das 13 grandes síndromes da urgência, ter classificação de risco e um profissional emergencista 24 horas. Agora, fomos convidados pela Unimed a participar do programa de Gestão de Risco.

Outras notícias

Informativos